quinta-feira, 21 de março de 2019

Morcegos visitantes



Em residências existem outros locais que podem ser ocupados como abrigos por morcegos, como, por exemplo, os vãos entre o equipamento de ar-condicionado, vãos de janelas e persianas. Caso seja necessário capturar os animais para realizar os procedimentos de vedação, utilize um puçá, pinças e/ou mesmo manualmente com o uso de luvas-de-raspa-de-couro, podendo ser guardados em sacos de pano ou gaiolas que permitam ventilação adequada, pelo período máximo 1 hora até o ato de soltura.

Geralmente, não há necessidade de captura dos morcegos, bastando apenas abrir os refúgios e deixar que os mesmos voem ou mesmo utilizando o “sistema escape-morcego”.

Adentramento ocasional em residências

O adentramento de morcegos em residências é um fato comum nas áreas urbanas, principalmente na primavera e verão, pois é neste período que os morcegos dão à luz aos filhotes e o número de animais aumenta consideravelmente.

Na fase jovem, os morcegos aprendem a voar e localizar-se através do complexo sistema de ecolocalização e, muitas vezes, acabam se chocando com obstáculos e adentrando em residências próximas aos seus abrigos. Além disto, doenças ocasionadas por vírus, bactérias e fungos podem ocasionar a desorientação e morte dos animais.

Para captura segura siga os passos:
1.         Mantenha a calma;
2.         Lance um pano sobre o animal;
3.         Com o auxílio de uma vassoura ou semelhante, coloque-o dentro de um pote de plástico, caixa de papelão, lata ou outro (Obs.: Não se esqueça de fazer pequenos furos para ventilação);
4.         Não coloque álcool ou qualquer outro tipo de líquido conservante no recipiente;
5.         Envie o animal para o Posto de Saúde mais próximo para realizar exame de raiva.
 




Obs. NÃO capture animais com as mãos, pois a mordida é inevitável. Use sempre EPI´s (luvas, máscaras, botas de borracha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Novo guia de manejo de morcegos

Pessoal!! Já está disponível no site do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) o novo guia de vigilância sobre morcegos urbanos. ...