quinta-feira, 21 de março de 2019

Morcegos migratórios


MIGRAÇÃO

Migração é o deslocamento de um grande número de indivíduos de uma espécie de um lugar a outro. A migração de animais é um comportamento distinto, o qual pode ser motivado por diferentes razões, tais como: busca de melhores condições climáticas, reprodução e de alimento.

Na Europa, desde a década de 30 muitos estudos sobre morcegos têm sido desenvolvidos para compreender os mecanismos envolvidos no comportamento migratório.

Nos Estados Unidos, colônias do morceguinho-das-casas (Tadarida brasiliensis) migram todos os anos mais de 1.000km até o México, em busca de melhores condições climáticas e de alimento.
Tadarida brasiliensis (morceguinho-das-casas).

No Brasil este tipo de trabalho ainda é incipiente e necessita de esforço conjunto de pesquisadores, órgãos públicos de saúde, meio ambiente e agricultura.

No Rio Grande do Sul, a migração de morcegos pode ser constatada em áreas urbanas no período de outono e inverno, quando a maior parte das colônias desaparece e/ou restringem-se a poucos indivíduos, entretanto pouco se sabe a respeito destes movimentos migratórios. 

Em 2012, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (SES) iniciou um estudo que envolve a captura, marcação e coleta de material biológico (urina, fezes e sangue) de morcegos em áreas urbanas, objetivando conhecer o papel destes animais na transmissão de zoonoses de relevante interesse para a saúde pública. Trabalho pioneiro no país, este trabalho conta com a participação de secretarias municipais de saúde, universidades e pesquisadores.

Os morcegos são capturados e marcados com anilhas metálicas. As inscrições utilizadas são: SES/RS/Brasil + Letra+Número, exemplo SES/RS/Brasil D001, onde SES é a abreviação de Secretaria Estadual da Saúde. 

Caso encontre um morcego anilhado comunique imediatamente ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) !!

E-mail: raiva@saude.rs.gov.br

Fne (51) 3901.1105

 Sua participação é muito importante para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Novo guia de manejo de morcegos

Pessoal!! Já está disponível no site do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) o novo guia de vigilância sobre morcegos urbanos. ...